55 receitas com abacaxi perfeitas para qualquer momento do seu dia

Incluir frutas ao cardápio é sempre uma ótima aposta. Elas são saudáveis e podem ser encontradas em todas as estações do ano. O abacaxi é mais comum no verão, o que é ótimo. Ele conta com um sabor azedinho e é mega refrescante. Mas não é preciso fazer apenas sucos com esse ingrediente.

Nessa lista, você pode conferir uma grande quantidade de maneiras de como usar a fruta. Ela pode fazer parte de uma sobremesa, bebidas variadas e até pratos salgados. Então, confira as opções abaixo:

Receitas básicas com abacaxi

1. Abacaxi assado com provolone: para testar essa receita em casa, você só vai precisar da fruta, queijo provolone e hortelã. Você aprende a assar o abacaxi de diversas maneiras, são elas: na churrasqueira, no forno, na frigideira, no micro-ondas e no grill. Com tantas opções, não tem desculpa para não experimentar o petisco, certo?

2. Abacaxi assado: nessa receita, o abacaxi é colocado cortado em rodelas em uma assadeira. Depois, a fruta é coberta com um creme feito com mel, suco de limão, rum, baunilha e água. Quando a fruta já estiver assada, basta cobri-la com o chantilly. Esse último item também é ensinado na receita, tá?

3. Abacaxi caramelado: fazer o abacaxi caramelado é uma tarefa bem simples. Comece lavando, descascando e cortando a fruta em rodelas. Depois, retire o miolo. Coloque açúcar em uma panela e leve ao fogo. Quando o açúcar estiver dourado, acrescente água e manteiga. Assim que o caramelo dissolver, basta acrescentar metade da fruta. Deixe dourar e, depois, acrescente a outra metade do abacaxi.

4. Abacaxi com molho de iogurte: aqui, a sugestão é servir fatias da fruta gelada com um creme. Ele é feito a partir da mistura de iogurte, adoçante, hortelã e raspas de limão. Simples e prática, essa é uma boa sobremesa para os dias de calor.

5. Abacaxi grelhado: nessa receita, a sugestão é grelhar apenas um lado das fatias da fruta. Assim, um lado fica bem douradinho e crocante. Enquanto o outro, fica macio e suculento. Você pode servir o abacaxi com assados, com sorvete ou até mesmo outras frutas.

6. Taça de abacaxi: para fazer essa receita em casa, primeiro é preciso dissolver açúcar com água em uma panela. Depois, a fruta, gengibre e canela entram em cena. Para finalizar, chantilly de canela é usado como cobertura. Essa é uma sobremesa rápida, ideal para quando bate a vontade de um docinho.

7. Caramelo de abacaxi: aqui, primeiro é feito o caramelo com açúcar em uma frigideira. Depois, manteiga entra em cena. Por último, a fruta. Na hora de comer, acrescente canela, uvas e groselha. Sirva com uma bola de sorvete de creme.

Petiscos com abacaxi

8. Geleia de abacaxi: testar essa receita em casa é algo prático e rápido. Você precisa colocar a fruta picada, água e suco de limão em uma panela. Depois de 15 minutos cozinhando, basta bater tudo em um mixer. É necessário colocar a geleia em um pote de vidro. Ah, espere esfriar antes de servir.

9. Geleia de pimenta com abacaxi: para quem curte uma geleia mais picante, essa é uma boa opção. Aqui, a pimenta biquinho é combinada com o abacaxi. Para fazer a receita, além dos ingredientes citados, você vai precisar apenas de água e açúcar.

10. Chutney de abacaxi: o chutney é um molho feito com vários temperos e conta com um sabor agridoce. Isso acontece por causa do uso da fruta e de açúcar. Ele é ótimo para acompanhar carnes, torradas, saladas e o que mais você preferir.

11. Canapé com chutney de abacaxi: aqui, você também aprende a preparar um chutney de abacaxi. A sugestão é usá-lo como cobertura para fatias de carne suína. Se você quer um petisco agridoce, pode apostar nessa receita. O resultado pode te surpreender.

12. Abacaxi com cereja e provolone: que tal fazer um petisco diferente? Aqui, são espetados em um palito pedaços de abacaxi, queijo provolone e cereja. O prato fica colorido e ainda conta com um sabor único. Para melhorar ainda mais, a aparência é puro charme.

Bolos e tortas com abacaxi

13. Bolo de abacaxi invertido: é muito comum encontrar o bolo de banana invertido. Mas sabia que você pode preparar uma versão com abacaxi? Nessa receita, acontece um contraste de texturas: massa fofinha, calda suculenta e a fruta por cima de tudo.

14. Bolo com recheio de abacaxi: essa é uma opção que não usa ingredientes de origem animal. Então, está liberada para os veganos. Uma massa branca é recheada com um creme de abacaxi e coco. Além disso, ainda há uma cobertura de chantilly.

15. Bolo gelado de abacaxi: aqui, uma massa branca é coberta com calda de abacaxi e, depois, creme branco. O bolo não é difícil de ser feito. Mesmo assim, conta com aparência de bolo de festa. Se você quer surpreender, que tal conferir a receita?

16. Bolo gelado de abacaxi com marshmallow: essa é outra receita de bolo elaborado. O recheio leva creme belga e abacaxi. Já a cobertura, fica por conta de marshmallow. É preciso tomar cuidado na montagem, já que a massa é dividida em três camadas.

17. Bolo de abacaxi com casca: gosta de evitar desperdício? Então, essa receita é perfeita para você. Isso porque a a fruta é usada inteira. Para que deixar a casca de fora se você pode comê-la? Para melhorar ainda mais, é feita uma calda com a fruta.

18. Bolo de abacaxi com caramelo: essa é uma receita que conta com uma massa fofinha. Ela é umedecida por pedaços de abacaxi e calda de caramelo. Para completar, é coberto com creme de leite. O seu preparo não exige batedeira nem liquidificador.

19. Torta de abacaxi cremosa: com uma massa fofinha, essa torta ainda tem uma cobertura cremosa. Além disso, é feita uma combinação com leite de coco e coco ralado. Ela é simples, mas bem gostosa. Então, que tal experimentar?

20. Torta de abacaxi com coco: já pensou em preparar uma torta com massa crocante? Ela também leva um recheio de coco e cobertura com a fruta caramelada. A combinação de sabores e texturas fica bem interessante. Tudo isso sem uma lista de ingredientes extensa.

Sobremesas com abacaxi

21. Sobremesa com piña colada: essa é uma sobremesa francesa bem delicada. Ela conta com uma massa, que é coberta por geleia de cereja, carolinas caseiras recheadas com creme de piña colada e cobertura de sorvete. Vou adiantar que o passo a passo não é dos mais simples. Mas fazendo essa opção, você obtém um doce incrível.

22. Sorvete de abacaxi vegano: um sorvete de abacaxi vegano pode cair bem nos dias de calor. Ele é feito com a fruta picada, açúcar, leite de coco, creme de leite de soja e emulsificante. A lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor é enorme.

23. Sorvete de abacaxi: essa é uma opção um pouco diferente da anterior. Para testá-la em casa, você vai precisar da fruta, água, açúcar, leite, creme de leite fresco e rum. Porém, é preciso ter uma sorveteira para fazer essa receita.

24. Pudim de abacaxi: já pensou em fazer um pudim que não vai ao forno? Então, basta experimentar essa opção. Anote os ingredientes: abacaxi, gelatina do sabor da fruta, água, creme de leite sem soro, leite condensado e raspas de limão. Para quem deseja uma sobremesa docinha, mas com um toque azedinho, essa pode ser uma boa escolha.

25. Gelado de abacaxi com leite de coco: essa é uma receita bem parecida com a opção anterior. A diferença é que, aqui, o leite de coco também entra em cena. Se você quiser sentir o sabor desse ingrediente, invista nesse doce. Seu preparo é bem prático e o resultado saborosíssimo.

26. Creme de abacaxi com coco: um creme gelado pode ser uma ótima escolha de sobremesa. Ela é dividida em três etapas: creme, abacaxi em calda e chantilly. Como deve ser servida gelada, ela é ótima para os dias de verão.

27. Abacaxi refrescante: nessa receita, você aprende a fazer um doce prático. Ele leva apenas leite condensado, limão e abacaxi. A ideia é bater o leite condensado com limão. Depois, é necessário intercalar camadas da fruta com o creme. Para finalizar, deixe o doce descansar por 2 horas na geladeira.

28. Pavê de abacaxi: o pavê é um doce que faz sucesso na mesa de muitos brasileiros. Então, que tal aprender a fazer essa versão com abacaxi? A lista de ingredientes é extensa, mas o passo a passo não é muito complicado. Vale a pena experimentar.

29. Crumble de abacaxi: quer uma sobremesa saudável? Aposte no crumble de abacaxi. Ele também leva ameixa, nectarina, granola, farinha de trigo e vários temperos. O resultado é um contraste de texturas e sabores que pode te surpreender.

30. Gelado de abacaxi: esse doce é feito com a fruta, água, açúcar, gelatina e creme de leite sem soro. Para o preparo, primeiro, é preciso levar a fruta com açúcar ao fogo. Espere 15 minutos e acrescente a gelatina. Misture bem até dissolver. Para finalizar, acrescente o creme de leite sem soro. Deixe descansar por 3 horas na geladeira.

Carnes com abacaxi

31. Espetinho com abacaxi: aqui, o espetiho é montado com lombo, picles de cebola roxa caseiro e abacaxi. A sugestão é servir como acompanhamento uma geleia de pimenta. Se você quiser, também pode optar por outro molho adocicado.

32. Tender com abacaxi: esse é o tipo de prato ideal para ocasiões especias. A proposta é cortar o tender em fatias, mas sem separá-las. Depois, fatias de abacaxi são envoltas com bacon. Cada pedaço da fruta deve ser colocada em uma abertura da carne. Para a decoração, use cerejas. Por último, é só levar para assar por 30 minutos.

33. Tender com calda de abacaxi: já nessa opção, o abacaxi é usado de uma maneira diferente. A sugestão é preparar uma calda com a fruta. Para quem curte um prato agridoce e quer uma opção simples, vale investir. Então, que tal ir para a cozinha testar?

34. Lombo agridoce: na culinária oriental, é comum o consumo de pratos agridoces. E é isso que você aprende a fazer aqui. Cubinhos de lombo são incrementados com pimentões e abacaxi. O sabor mescla doce e azedo de uma maneira interessante.

35. Medalhão com molho de abacaxi: nessa receita, você aprende a fazer o medalhão suíno e o molho de abacaxi. A sugestão é que a carne seja servida também com arroz branco e coentro. Essa é uma opção simples, mas que ajuda a sair da rotina.

36. Medalhão suíno com abacaxi: essa é outra opção de medalhão suíno. Porém, aqui, a fruta é apenas grelhada. Para quem quer sentir o sabor e a textura da fruta, vale experimentar. Para melhorar, o passo a passo é bem simples.

37. Bife à rolê com vinagrete de abacaxi: essa é uma receita um pouco mais trabalhosa. Aqui, é feito um bife à rolê de pernil. Ele é recheado com couve, vinagrete de abacaxi e farofa de banana. No link, você pode conferir o passo a passo de todos os itens.

Pratos variados com abacaxi

38. Salada de abacaxi: uma saladinha sempre cai bem, não é mesmo? Nessa receita, ela é feita com rúcula, radicchio, rabanete, tomate, abacaxi, queijo, aceto balsâmico, sal e azeite de oliva. A lista de ingredientes não é tão curta pensando em uma salada. Mas fazer essa receita rende um prato colorido e bem gostoso.

39. Salpicão com abacaxi: o salpicão é um clássico de almoço de domingo. Então, que tal aprender a preparar essa versão? Ela é feita com frango, abacaxi em conserva, milho, maçã verde, creme de leite, maionese e batata palha.

40. Arroz com abacaxi: o arroz é consumido diariamente por muitos brasileiros. Pensando nisso, é interessante aprender a inovar no seu preparo. Aqui, é feita uma calda com a fruta caramelizada para incrementar o grão. Além disso, você também confere como fazer uma carne ensopada. Ela é ótima para ser servida com o arroz.

41. Espaguete com molho de abacaxi: que tal combinar doce e picante no mesmo prato? É isso que essa receita propõe. Ela é composta por um espaguete com frango e rúcula. Além disso, ainda leva um molho de abacaxi ao curry.

42. Risoto de abacaxi: seja para surpreender ou uma refeição rápida, vale investir no risoto. Aqui, o preparo não foge do comum. Isso faz com que ele seja bem rápido. Para acompanhar, você ainda aprende a fazer um lombo ao vinho.

43. Sanduíche de lombinho com abacaxi: um sanduíche caprichado é ideal para matar a fome. O primeiro passo é preparar o lombo. Para isso, deixe um pedaço de mignon suíno marinar rapidamente em suco de limão, shoyu, sal, pimenta, orégano e manjerona. Leve para assar e, depois, fatie. A próxima etapa é saltear a fruta com manteiga em uma frigideira. Para finalizar, monte seu sanduíche.

44. Minihamburguer com abacaxi: que tal se surpreender com o sabor desse hambúrguer? Ele é feito com pernil suíno, o que já foge do comum. Mas o preparo não para por aí. Você também aprende a fazer uma geleia de abacaxi com pimenta para montar seu sanduíche.

Bebidas com abacaxi

45. Suco brasileiro: nada mais gostoso do que um suco fresquinho, não é mesmo? Se for feito com frutas acessíveis, melhor ainda! Aqui, a combinação é feita com abacaxi, maracujá e limão. Você também vai precisar de hortelã, açúcar e água.

46. Suco de abacaxi: já pensou em usar a casca da fruta para o preparo de um suco? Essa é a proposta dessa receita. Ela deve ser fervida com água e açúcar em uma panela. Esse processo leva aproximadamente 40 minutos. Depois, coe e deixe o suco descansar na geladeira por 2 horas.

47. Suco de abacaxi com gengibre: esse é um suco que além de refrescante, também é saudável. Não só o abacaxi e o gengibre entram em cena. Você também vai precisar de laranja, açúcar e gelo. Todos os ingredientes são batidos no liquidificador.

48. Suco verde com abacaxi: não curte muito suco de couve? Uma dica é acrescentar uma fruta ao preparo e, aqui, o abacaxi foi escolhido. Para que o sabor fique ainda melhor, hortelã gengibre e mel também fazem parte do passo a passo.

49. Suco de banana com abacaxi: essa é outra opção de combinação de frutas. Aqui, banana e abacaxi são usadas. Além delas, você também vai precisar de gengibre e hortelã. Para quem busca um suco mais denso, essa pode ser uma boa escolha.

50. Suco de abacaxi, maçã e laranja: e que tal fazer um suco com abacaxi, maçã e laranja? Só esses três ingredientes são usados nessa receita. Para o preparo, basta bater tudo no liquidificador. O resultado é nutritivo e cheio de sabor.

51. Limonada suíça com abacaxi: que tal preparar um suco bem charmoso? Para obter esse resultado, a sugestão é servi-lo dentro da casca da fruta. Com um passo a passo no liquidificador, o trabalho é extremamente simples. Mesmo assim, você pode se surpreender.

52. Cointreau fizz de abacaxi: para fazer essa receita, amasse uma fatia da fruta com folhas de hortelã. Depois, acrescente Cointreau, suco de limão e água com gás. Para finalizar, é só adicionar gelo e sua bebida estará pronta para o consumo.

53. Café com sorvete de abacaxi: pode até soar estranho, mas, aqui, o café é servido gelado. O primeiro passo consiste em fazer cubos de gelo com a bebida. Depois, basta misturá-los com sorvete de abacaxi, suco de laranja no liquidificador. Para finalizar, acrescente chantilly, canela e um pedaço da fruta.

54. Chá de casca de abacaxi: não quer jogar fora a casca do abacaxi? Teste essa receita! Porém, é importante lavá-la bem antes de cortar a fruta, ok? Para o preparo, basta colocá-las com água para ferver. Simples e prática, essa é uma bebida que pode ser consumida quente ou fria.

55. Piña colada: a última receita é de um drink clássico, a piña colada. Para prepará-la, é preciso bater gelo, a fruta, rum e leite de coco no liquidificador. Depois, acrescente água com gás e bata só o suficiente para misturar. Sua bebida está pronta para o consumo.

Como você pode perceber na lista acima, o abacaxi é uma fruta bem versátil. Agora, você pode escolher entre pratos doces e salgados e bebidas. Para se refrescar, ainda é possível testar receitas de sorbet.

O post 55 receitas com abacaxi perfeitas para qualquer momento do seu dia apareceu primeiro em Dicas de Mulher.

55 receitas com abacaxi perfeitas para qualquer momento do seu dia Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s